PANDEMIA DE SIDA: MAPUTO, GAZA E MANICA LIDERAM OS NÍVEIS DE SEROPREVALÊNCIA

Partilhe

inforhivsd_1.jpg

As províncias de Gaza, Maputo, Sofala e Manica e ainda a cidade capital do país lideram as estatísticas das infecções pelo HIV/SIDA.
Esta é a constatação do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao SIDA, que hoje apresentou a situação da doença e os esforços do Governo e parceiros no controlo do HIV/SIDA.

Na sessão desta quinta-feira, os deputados iniciaram os trabalhos aprovando na especialidade e em definitivo a proposta de lei que estabelece Mapai como sede do distrito do mesmo nome, as localidades de Nkhondjuene e Nuvunguene como centros do poder distrital de Chongoene e Limpopo, respectivamente.
Depois seguiu-se a apresentação e debate do informe do gabinete parlamentar que lida com a questão do HIV/SIDA, o qual apresentou um quadro preocupante da propagação do vírus que em Gaza afecta mais de 25 por cento da população contra a média nacional de seroprevalênca de 11.5 por cento dos habitantes.

A AR está preocupada com o fracasso das famílias na moralização dos seus membros, o ambiente escolar pouco conducente à adopção de bom comportamento, programas televisivos que estimulam a sexualidade precoce, praticas socioculturais que aumentam o risco de infecções.
Os deputados estão ainda preocupados com a exiguidade de fundos para a prevenção e combate ao SIDA.

Os parlamentares arrolam como desafios o aprimoramento dos instrumentos orientadores da acção do governo na luta contra o HIV-SIDA e a extensão dos serviços de prevenção e combate a esta doença até as localidades.

[iframe width=”820″ height=”512″ src=”https://www.youtube.com/embed/AVZiM-HvncY” frameborder=”0″ allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado