Em muitos casos, só o facto de se aderir a uma dieta é um erro. Com a chegada da primavera – e com o verão cada vez mais próximo – são muitas as pessoas que começam a pensar em perder peso para estarem na melhor forma possível durante as férias.
Dieta é a palavra de ordem, mas, muitas vezes, está repleta de erros que não só comprometem o sucesso como podem colocar a saúde em risco.
Segundo as recomendações da Associação Britânica de Dietética e da especialista Laura Williams, são estes os erros mais comuns quando se faz uma dieta:
1. Restringir demasiado. As dietas restritivas (seja em quantidade de alimentos ou de refeições)
são sempre um erro e um risco, uma vez que o organismo não obtém os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.
2. Saltar refeições
Se saltar o pequeno-almoço é já um erro, passar demasiadas horas sem comer pode mesmo ser perigoso e levar a que sejam feitas piores escolhas alimentares (devido à fome), deitando por terra todo e qualquer esforço para emagrecer;
3. Cortar nos alimentos preferidos
Se o chocolate dá prazer, deve continuar a constar na alimentação, desde que seja consumido com moderação. Excluir os alimentos que agradam é um hábito errado, uma vez que aumenta a frustração e a tendência para abusar na primeira oportunidade que se tem para os comer.
4. Esquecer as calorias das bebidas
Passar a semana a comer pouco (e, por vezes, mal) e depois exagerar no consumo de bebidas alcoólicas durante o fim de semana é outro erro comum, diz a especialista.
5. Adotar uma dieta sem glúten (ou outra da moda)
Seguir a dieta de um amigo nunca é uma decisão inteligente, uma vez que as pessoas não reagem da mesma forma mais alimentos. Aderir às dietas da moda pode ter resultados negativos na saúde e deixar de comer glúten pode mesmo fazer com que se ganhe peso, uma vez que muitos dos produtos sem esta proteína do trigo são processados e repletos de químicos e aditivos para manter o sabor, textura e validade. Excluir o glúten deve ser uma aposta das pessoas com alergia ou intolerância a este nutriente.