Celebra-se no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. A Televisão de Moçambique visitou, por ocasião, alguns museus da Cidade de Maputo que nos últimos tempos regista afluência de visitantes.
O Museu da História Natural recebe por dia uma média de mil visitantes, de acordo com Lucília Chuquela, Directora do Museu.
Grande parte dos museus fecha às segundas-feiras na Cidade de Maputo. A Televisão de Moçambique visitou o Museu da História Natural onde podem ser vistos animais no tamanho real dos encontrados na natureza. São animais embalsamados que dão vida ao Museu da História Natural.
A Directora do Museu de Artes, Julieta Massimbe disse que, o lema para a celebração do dia, este ano, é “Museus e Paisagens culturais”. Pensando neste lema, o Museu de História Natural preparou um programa específico para crianças.
No Museu de Artes, na Cidade de Maputo, encontramos a equipa em trabalho de limpeza. A jornada faz parte da semana comemorativa do dia dos Museus que teve o seu lançamento no último sábado.
Porque ainda há pessoas que não se sentem atraídas pelos museus, Julieta Massimbe diz o que é importante ver num Museu.
O número de visitantes aos museus tende a crescer nos últimos anos. Trata-se de visitantes nacionais e estrangeiros.
Para que os museus se mantenham bonitos e organizados, Lucília Chuquela deixa ficar um apelo a toda a sociedade moçambicana.
Ao longo desta semana, o Museu de Artes acolhe eventos como palestras e visitas guiadas para estudantes. No dia 18, Dia Internacional dos Museus, para além de palestra, realiza-se uma visita à cidade de Maputo até aos Caminhos de Ferro de Moçambique, na baixa da Cidade.