“Maputo: Etnografia de Uma Cidade Dividida” é o título de um documentário que procura captar a percepção, por parte dos seus residentes, das barreiras sociais existentes na capital do país.
O filme estreou em Maputo no final do mês passado e, a partir de amanhã, quinta-feira, será projectado de forma gratuita para os residentes dos bairros retratados na obra cinematográfica.
De 85 horas de material gravado chegou-se a um documentário de 74 minutos: “Etnografia de uma Cidade Dividida” conta a história da cidade de Maputo através de diferentes ângulos, segundo o ponto de vista de cada uma das personagens.
As caras que compõem o filme têm vivências das mais divergentes: uma jovem pugilista, um pastor de igreja, um comerciante, um jovem aspirante a cantor de música rap, uma vendedeira de rua, estão entre os actores desta obra cinematográfica. São pessoas muito diferentes mas que têm em comum a cidade de Maputo como sua residência.
O filme estreou em Maputo no final de Outubro. Ao longo deste mês, vai percorrer os bairros dos Pescadores, Chamanculo, Hulene, Mafalala e Inhagoia. A entrada é grátis.
O documentário foi filmado em um mês e meio e é da autoria dos realizadores João Graça e Fábio Ribeiro, do Estúdio Criativo Anima e contou com o apoio financeiro do centro norueguês de pesquisa CMI.