O Governo descarta a possibilidade de retificar o Orçamento de Estado de 2016 para cobrir os gastos adicionais derivados das chuvas intensas no norte do país e seca, sentida na região Sul. O Executivo diz ainda que para contornar este cenário adverso, vai subsidiar a produção de culturas agrícolas na zona sul, como forma de incrementar os níveis de produção e produtividade agrícola.
As chuvas intensas sentidas no norte do país e a seca, na região sul, estão segundo o executivo acima dos níveis previstos. Em tempos de calamidades naturais acentuadas, o governo costuma propor ao parlamento, a retificação do Orçamento de Estado, para cobrir os custos adicionais usados para fazer face aos efeitos das adversidades.
O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse recentemente em Maputo, que para já, não há intenção do executivo de recorrer a proposta de um Orçamento retificativo.
Já no início do ano, o Governo anunciou que campanha agrícola 2015-2016 está comprometida devido à seca, que se faz sentir no sul, e face ao facto, o executivo promete incentivos económicos aos agricultores.
O executivo previu no início do ano que a presente calamidade natural irá condicionar a segurança alimentar, podendo afectar, no mínimo, mais de 375 mil pessoas.