ENTRETENIMENTO

Arte e Cultura

Ema Pascoal vai lançar livro: A primeira obra da moçambicana sai esta semana, em Maputo

JHNBVFCDXSZAQPIUTE.png

Ema Pascoal lança, esta semana em maputo , a sua 1ª obra. O  livro é um testemunho da luta e do milagre que salvou o seu filho de problemas renais. Uma história que envolveu e emocionou muitas pessoas.

24 Abr. 2024

Arte e Cultura

Festival Nacional de “Gospel”: Moçambique realiza o primeiro evento inserido na unidade nacional

festivaldegosipeleacqs.png

Moçambique realiza o primeiro festival nacional de canto “Gospel” inserido na Unidade Nacional.”  O festival tem como foco a celebração da paz e coesão entre os moçambicanos, o mesmo terá lugar sábado, 27 de Abril, no Estádio Nacional de Zimpeto.

23 Abr. 2024

Arte e Cultura

Festival de moda em Nampula : Mais de 50 modelos participaram na primeira edição do evento

olikjmhngvfcdxszaqwtypo.png

Mais de cinquenta modelos participaram da primeira edição do festival de moda da cidade de Nampula, denominado “Nampula Fashion Week.” Trata- se de um evento que contou com a presença de estilistas nacionais e internacionais que aproveitaram o momento para mostrar o que de melhor sabem fazer.

25 Abr. 2024

Últimas

Receitas

358298.jpg

Ingredientes 

Para a Matapa:
– 1 copo de matapa ou couve pilada/triturada com 4 dentes de alho
– leite de 2 côcos ou 1l de leite de côco de compra
– 2 copos de farinha de amendoim
– 1 cebola picada + 2 tomates picados e pilados num almofariz

Para o leite de côco (caso se faça caseiro):
– 2 côcos ralados (= 1 malga bem cheia)
– 750 ml de água morna

 

Modo de Preparo

Como se faz a Matapa?

1. Coloca-se a matapa numa panela com água e leva-se a cozinhar até a água desaparecer totalmente. A matapa tem de ficar bem sequinha. Este processo pode demorar entre 45 a 60 min. Reserva-se.

2. Faz-se o leite de côco: ralam-se os côcos – ou usa-se côco já ralado – para um recipiente, junta-se 250ml de água morna e, com as duas mãos, espreme-se bem o côco juntamente com a água durante alguns segundos por forma a extraír o máximo conteúdo do côco para a água. Coa-se, com um pano fino, para outro recipiente. Volta-se a colocar o côco ralado, e já coado uma vez, no primeiro recipiente e acrescentam-se mais 500ml de água morna. Repete-se o processo e coa-se novamente para junto do primeiro leite coado e temos o nosso leite de côco feito de forma artesanal. Salta-se este passo se se usar leite de côco de compra.

3. Faz-se o preparado de amendoim e côco: retira-se um pouco de leite de côco para outro recipiente (cerca de 1/3) e junta-se a farinha de amendoim aos poucos mexendo muito bem para diluír. Coa-se para dentro do nosso leite de côco e mexe-se. Retira-se a restante quantidade da farinha de amendoim que ficou no passador e volta-se a colocar no primeiro recipiente, juntando agora um pouco de água (+/-250ml) e mexendo novamente para continuar a diluir o bolo de farinha que ainda resta. Coa-se esta mistura novamente para dentro do leite de côco. Pode-se coar uma vez mais a farinha de amendoim com a mesma quantidade de água ou não. O objectivo deste processo é não deixar o prato muito denso da farinha de amendoim, mas desperdiçando o mínimo possível, por isso eu diria que se o bolo de amendoim coado 2 vezes ainda for significativo em termos de quantidade, deve-se coar uma vez mais, se não for despreza-se a restante farinha. Por fim mexe-se bem a mistura de leite de côco e amendoim, acrescenta-se o tomate e a cebola e leva-se a ferver, em lume brando, mexendo sempre para não colar ao fundo do tacho (cerca de 30 min.).

3. Acrescenta-se a matapa e leva-se novamente ao lume – brando – para apurar, mexendo sempre. A Matapa vai engrossar e adquirir textura. Este processo demora cerca de 1/2h. A Matapa pode ter uma textura mais cremosa ou mais líquida consoante o gosto de quem a prepara. Combina com arroz ou xima.

05 Dez. 2018

Matapa com Arroz branco

Cinema

Saúde e Lazer

Tecnologia

Câmbio do Dia

 

Moeda Compra Venda
EUR 67.37

68.71

USD 63.25 64.51
ZAR 3.30 3.36
Fonte: BCI,  25  Abril2024 

Tempo

24 Abril de 2024

 

 MAPUTO ceu limpo Máxima: 29ºC
Mínima: 21ºC

Ver de todas províncias

Telefones Úteis