hcb.jpg

Hospital Central da Beira já tem Unidade de Hemodiálise.

Inaugurada unidade médica de Hemodiálise no Hospital Central da Beira.

Com a entrada em funcionamento do respectivo serviço os pacientes com patologias relacionadas com a disfunção renal já não precisam se deslocar a cidade d Maputo ou fora do país.

Foram aqui montados dez aparelhos com as respectivas cadeiras, processo que custou um milhão de dólares norte americanos.

Vinte profissionais entre pessoal médico, enfermeiros, técnicos de manutenção e administrativos formados na capital do país vão garantir o atendimento com o auxílio de uma equipa de técnicos vindos do hospital central de Maputo e que trabalha no assunto há dez anos. Rosa Augusto foi a primeira paciente a beneficiar-se dos serviços. A técnica de serviço explica o decurso do processo.

Assim com a entrada em funcionamento destes serviços na Beira, os pacientes que careciam de tratamentos com o referido equipamento já não precisam de se deslocar a cidade de Maputo ou fora do país.

O Vice-ministro da Saúde garante que ainda este ano entrarão em funcionamento mais duas unidades médicas de Hemodiálise nas cidades de Quelimane e Nampula no centro e norte do país.

COLE.jpg

Cólera mata em Nampula: em causa a não observação de cuidados de higiene.

Duas pessoas perderam a vida vítimas de diarreias que continuam a assolar alguns distritos da província de Nampula.

Face a situação o governo apela a observância rigorosa das regras elementares de higiene individual e colectiva da população de modo a evitar o recrudescimento da doença.

CLINI.jpg

Governadora de Sofala desvenda desvio de equipamento médico para hospital privado

Governadora de Sofala, confronta-se com equipamento eventualmente retirado do hospital central da Beira em uso numa clínica privada.

A governante apontou estar em curso investigações para apurar a veracidade dos factos e do conflito de interesse existente no atendimento por parte do pessoal médico afecto a aquela unidade sanitária de referência no centro do país.

 

SAUD.jpg

Quinhentos milhões de dólares norte-americanos para combate à TB Malária e HIV – Sida por 3 anos

O Ministério da Saúde lançou, hoje, sexta-feiraem Maputo, um projecto de quinhentos milhões de dólares americanos, destinado a redução da incidência e prevalência da tuberculose, HIV-SIDA e Malária, em Moçambique.

Trata-se da iniciativa do “Fundo Global” a ser implementada, entre 2018 e 2020.

Pág. 1 de 29

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 74.68 76.17
USD 60.70 61.91
ZAR 5.20 5.30
Fonte: BCI, 23 de Fevereiro de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small