awrwaywagwgareashreh.jpg

Há fraca doação voluntária de sangue para abastecer a maior unidade sanitária do país.
Os gestores do Hospital Central de Maputo alertam que se a situação permanecer pode haver ruptura de sotks de sangue para responder a demanda durante a quadra festiva.

Em média são recolhidas diariamente dozeunidades de sangue antes dos doentes serem transferidos para as respectivas enfermarias.
Com a aproximação da quadra festiva e início da época chuvosa, os gestores desta unidade receiam que a capacidade de resposta seja insuficiente, porque as doações voluntarias de sangue recolhidasnesta unidadetêm estado a diminuir consideravelmente.
O Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo tem uma capacidade instalada para armazenar até mil e quinhentas unidades de sangue. Neste momento o stock de sangue não ultrapassa as trezentas unidades.

Dependendo da situação, uma unidade de sangue pode assistir até duas crianças menores de cinco anos.Mas um adulto pode precisar, de uma só vez, de cerca de sete unidades.
Para os gestores do Hospital é difícil prever a quantidade de sangue necessária para responder a demanda durante a quadra festiva. Mas o histórico mostra que durante este período o número de pedidos de sangue duplica para cerca duzentas unidades por dia.

segunda, 04 dezembro 2017 16:11

Tuberculose ainda está a matar em Moçambique

ruurt56rftuitri.jpg

Ministra da Saúde disse estasegunda – feira, que o sector ainda não está a fazer o suficiente para inverter o cenário actual da Tuberculose no país que regista anualmente cerca de cento e cinquenta e nove mil novos casos com vinte e duas mil mortes.

serryhaerarte.jpg

Há falta de sangue no hospital provincial de Xai-Xai, a maior unidade hospitalar da província de Gaza,
O stock de unidades de sangue disponível está abaixo das cinquenta diárias recomendadas para garantir o funcionamento normal dos serviços.

AERHEASHRESAHR.jpg

Moçambique passa a partir desta quinta-feira a usar as novas formulações para o tratamento da Tuberculose na criança.
O tratamento, em quatro doses combinadas, com sabor a fruta, foi hoje lançado, em Maputo, pela Ministra da Saúde;
A Ministra da Saúde espera que o uso de medicamentos certos, nas doses correctas, aumentará a adesão e salvará vidas. Moçambique está na lista de países classificados pela OMS como tendo alta carga de tuberculose, de co-infecção tuberculose/HIV e de tuberculose resistente a medicamentos. Estima-se que cerca de cento e cinquenta e nove mil novos casos de tuberculose ocorrem anualmente no país. Cerca de vinte e três mil e oitocentos e cinquenta casos estejam relacionados com a população em idade pediátrica.

ctrrtopag.jpg

Mais de duzentas mil pessoas no país perderam a visão devido a doenças oftálmicas como Catarata e Glaucoma que afectam milhares da população moçambicana.

Pág. 1 de 25

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 69.81 71.20
USD 59.25 60.43
ZAR 4.34 4.43
Fonte: BCI, 11 de Dezembro de 2017

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small