Leopoldino Bambo

Leopoldino Bambo

SETSERSERSERTHEHEHEHYYY.jpg

Cerca de cento e trinta mil pessoas estão afectadas, em todo o país, pelas Calamidades Naturais, caracterizadas por chuvas intensas, que já causaram inundações urbanas, destruição de várias infra-estruturas, sociais e económicas.
O Conselho de Ministros debruçou-se, sobre a situação, esta terça-feira, numa sessão em que recebeu informação sobre a tragédia de Hulene, tendo recomendado o Município de Maputo para agilizar a transferência das populações ao redor, bem como o processo do encerramento da lixeira.
Face a situação estacionária da barragem dos Pequenos Libombos, o Governo está a accionar medidas alternativas, para assegurar o abastecimento de água às cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane.
Ainda na quinta sessão ordinária, o executivo aprovou o decreto que cria o Instituto Nacional de Desenvolvimento e Gestão de Infra-estruturas Pesqueiras, INFRAPESCA.
Aprovou ainda, o decreto que cria o Instituto Nacional de Apoio aos Refugiados, subordinado ao Ministério do Interior, o decreto que aprova o Regulamento de Bolsas de Estudo, para funcionários do Estado.

SETSERSERSERTHEHEHEH.jpg

Electricidade de Moçambique prevê para Agosto próximo, o arranque de produção de energia eléctrica, a partir do gás natural, através da Central Termoeléctrica de Maputo.
A empresa vai fazer o teste de equipamento em Março que vem.

6u56u4wu455u4u.jpg

A empresa Encil Construções e Obras abandona a construção de treze casas do Fundo de fomento de habitação na cidade de Inhambane.
O projecto está paralisado desde 2015,mas o empreiteiro recebeu cerca quatro milhões de meticais correspondentes a vinte por cento da empreitada.

srtjuw4uw4ueeuteruu.jpg

Campeã Africana da Zona 4, Rady Gramay, vai ao Regional de Boxe com o fim de revalidar o título conquistado em 2015, na cidade de Maputo.
A pugilista dos setenta e cinco quilogramas, diz estarem criadas as condições.
Garantia dada ao Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que recebeu, esta quarta-feira, no gabinete de trabalho, as delegações inscritas para a prova. Que decorre na capital do país.

w45yuwe4u4u45u654.jpg

As cidades de Maputo, Matola e Beira poderão registar inundações nos próximos sete dias com a previsão de ocorrência de chuvas moderadas a fortes com a precipitação acumulada entre cem à trezentos milímetros.
Segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades este cenário poderá contribuir para precariedade das actuais condições de famílias que vivem em zonas de risco.

sdfthjrerjrejtrjtrj.jpg

Moradores do bairro dos Pescadores, na cidade de Maputo, colocaram barricadas na manhã desta quarta-feira na estrada Circular de Maputo para chamar atenção das autoridades sobre as águas das chuvas que inundaram as suas residências.
Os grevistas defendem que se nada for feito para responder aos seus anseios, vão continuar a bloquear a via para impossibilitar a circulação de viaturas.
Estas longas filas de viaturas caracterizam o ambiente vivido por volta das seis horas desta quinta-feira.
A calma só se fez sentir depois que a polícia se fiz ao local para controlar a situação e solução para o trânsito voltar a fluir normalmente.
Em causa está o suposto sistema de drenagem construído no âmbito da edificação do Projecto Jovem, que segundo defendem, escoa água dos prédios até as residências dos moradores do bairro dos pescadores.
As residências estão submersas e os moradores dormem em locais alternativos….Alguns improvisam blocos e outros descansam nas mesas.

STJHRJRSJTRTJJR.jpg

Cidadãos moçambicanos congratulam o empenho do Presidente da República na busca da Paz.
Filipe Nyusi foi à Nhamadjuia em Gorongosa, ao encontro de Afonso Dhlakama com quem discutiu a questão da desmilitarização dos homens da Renamo e sua integração nas FADM.
A notícia da deslocação do Presidente da República à Gorongosa é encarada com agrado pelos moçambicanos.
Na cidade de Maputo, a TVM ouviu alguns cidadãos os quais se mostraram radiantes com a informação.
Os nossos entrevistados acreditam que a este andar, Moçambique vai alcançar uma paz efectiva.
Recorde-se que esta é a terceira deslocação do presidente da República à Gorongosa para manter um contacto directo com o líder da Renamo, visando a busca da paz efectiva.

SGHRSTJSHSTHSHSH.jpg

Pelo menos 17 pessoas morreram na madrugada desta segunda-feira, na sequência do desabamento de um monte de resíduos sólidos, nas traseiras da lixeira do Hulene, na Cidade de Maputo.
A tragédia afectou pelo menos 5 casas, do bairro Hulene “B” onde até ao meio da manha de hoje, algumas pessoas ainda eram dadas como desaparecidas.

ew6uwua64yq5y3y5y43y4y4.jpg

Os 5 Municípios da província de Manica continuam apostados na garantia do melhoramento das infra-estruturas, construção de pontes, abertura de mais furos de água e da electrificação dos bairros, no último ano do cumprimento dos seus manifestos eleitorais.
Estas e outras realizações foram apresentadas durante a sétima reunião de avaliação do desempenho dos municípios que decorre em Chimoio.

zsdfsdgsgdsgsgs.jpg

O Ministro de Agricultura e Segurança Alimentar, Higino Francisco, recomenda a rectificação das falhas detectadas na construção dos canais de irrigação do regadio de Chimundo, distrito de Govuro, em Inhambane.

Pág. 1 de 17

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 74.26 75.75
USD 60.50 61.71
ZAR 5.18 5.28
Fonte: BCI, 22 de Fevereiro de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small