Leopoldino Bambo

Leopoldino Bambo

ew6uwua64yq5y3y5y43y4y4.jpg

Os 5 Municípios da província de Manica continuam apostados na garantia do melhoramento das infra-estruturas, construção de pontes, abertura de mais furos de água e da electrificação dos bairros, no último ano do cumprimento dos seus manifestos eleitorais.
Estas e outras realizações foram apresentadas durante a sétima reunião de avaliação do desempenho dos municípios que decorre em Chimoio.

zsdfsdgsgdsgsgs.jpg

O Ministro de Agricultura e Segurança Alimentar, Higino Francisco, recomenda a rectificação das falhas detectadas na construção dos canais de irrigação do regadio de Chimundo, distrito de Govuro, em Inhambane.

sheshrearherhe.jpg

Menor de quinze anos de idade era mantida em cativeiro, torturada e abusada sexualmente, em Matutuine, na província de Maputo.
O indiciado é um indivíduo de setenta e cinco anos de idade, que é também acusado de produzir e comercializar canabis sativa, ou seja, soruma.

nyusi-e-guebuza-chivevepost.jpg

O Chefe de Estado, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de felicitação ao antigo Presidente da República Armando Guebuza e sua família, por ocasião do septuagésimo quinto aniversário natalício do antigo estadista, que neste Sábado se assinala.
Na mensagem Nyusi destaca e reitera o engajamento de Armando Guebuza, na continuação de edificaçao do país mesmo depois de ter deixado a presidência da República.
Ainda pode-se ler na mensagem do Presidente da República à Guebuza: “O dia 20 de Janeiro é, certamente, uma data especial que se recusa a passar despercebida, porque no longínquo ano de 1943, Moçambique, ainda em plena noite colonial, testemunhava o nascimento de um filho que cedo compreendeu que a dominação estrangeira não era o destino que o seu povo merecia.”

YTUETSEW4Y4Y4YT4Y.jpg

Matola acolhe uma das viagens experimentais da locomotiva Metrobus que realizará a sua primeira viagem operacional a 1 de Fevereiro próximo.
Com estas viagens pretende-se melhorar a operacionalização do projecto, devido à elevada afluência de passageiros esperada por conta dos resultados do último senso populacional realizado.
O início das operações da locomotiva está agendada para um de Fevereiro, a estação ferroviária será erguida no recinto da terminal de carga na Matola, e será composta por uma loja de conveniência, uma oficina automóvel com dezasseis especialidades e um parque de estacionamento para quatrocentas viaturas.
A viagem experimental da linha Maputo Matola contou com a presença do Vereador de Planeamento Territorial e Urbanização do Município da Matola, José Sambo que realçou a importância do Metrobus na melhoria do sistema de transportes de passageiros.

yresyreyyeyeryey.jpg

A Província de Inhambane prevê arrecadar mais de mil cento e trinta mil milhões de meticais de receitas no presente ano.

A indústria extractiva, agricultura, turismo e pescas são os sectores que se vão destacar na efectivação do plano traçado pelo Governo Provincial.

djtrdrtjrjrjrjtr.jpg

As polícias de Moçambique e Tanzânia assinaram um memorando de entendimento para o reforço das relações de segurança.
Os recentes casos de ataques no norte de Cabo Delgado marcaram as conversações entre as chefias polícias dos países.
Dos atacantes mortos pela polícia moçambicana, 4 faziam parte de um grupo de malfeitores recentemente perseguidos na Tanzânia e que se refugiou, no território moçambicano.

%PM, %19 %599 %2018 %15:%Jan.

Hienas dizimam ovelhas em Muembe - Niassa

eyeyuyeryyerye.jpg

Hienas matam e devoram ovelhas, na localidade de Ligogolo, distrito de Muembe, província do Niassa.
Nos últimos 2 meses, aqueles animais selvagens devoraram 8 ovelhas e dezanove são dadas como desaparecidas na criação de um investidor agro-pecuário sul-africano na região.

rtu4rururdutrturuuryre.jpg

Governo moçambicano introduz a testagem da qualidade de medicamentos, na origem, para evitar a importação de fármacos sem qualidade, não registados, e até falsificados ou contra-feitos.
Para o efeito, a Ministra da Saúde lançou hoje em Maputo o projecto de inspecção pré-embarque de medicamentos, que numa primeira fase será na Índia, maior exportador de fármacos para Moçambique.
Com esta medida o produto indesejado para Moçambique será descartado ainda no país de origem, antes de se incorrer em quaisquer custos operacionais de exportação e importação.
Também será evitado o risco de circulação de medicamentos inapropriados ou contrabandeados, no destino, onde a fiscalização é ainda deficitária, pese embora o laboratório nacional de medicamentos faça a testagem.
Actualmente a inspecção pré-embarque é feita por uma entidade privada, INTERTEK, que a faz de forma visual e documental, sem nenhuma testagem analítica da qualidade e conformidade com a certificação.
Moçambique adopta esta medida em cumprimento da recomendação da auditoria do fundo global e se suporta na experiência da Nigéria e do Gana, que já implementam a testagem pré-embarque de medicamentos na origem.
Na componente legal, já existe um despacho ministerial datado de Março de 2017, que impõe o procedimento considerado de vital importância para a protecção da saúde pública.

grewaty3rgwegewgwe.jpg

Baixo nível de pagamento do imposto pessoal autárquico – IPA por parte dos munícipes condiciona o desempenho do Município do Maputo na arrecadação de Receitas fiscais.
Dos pouco mais de quatro mil milhões de meticais previstos para a despesa pública de 2017, a edilidade registou um défice de arrecadação de cerca de trinta por cento, mesmo assim as autoridades municipais dão se por satisfeitas com a participação nos impostos predial e de veículo.

Pág. 1 de 16

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 71.38 72.81
USD 58.51 59.67
ZAR 4.75 4.84
Fonte: BCI, 19 de Janeiro de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small