Lourenço Lampião

Lourenço Lampião

inssprovadevidabio2018.jpg

Ministra do trabalho Emprego e Segurança Social, lança na próxima semana no distrito de Monapo em Nampula, a prova de Vida anual Biométrica.

O serviço a ser introduzido pela Primeira Vez no país, visa a reduzir as longas filas de espera e combater aos pensionistas fantasmas, na medida em que a prova de vida passará a ser realizada com base em elementos difíceis de serem adulterados, como a impressão digital e o reconhecimento facial.

presidentchegadacwlondres2018.jpg

Presidente da República, Filipe Nyusi, afirma que o mundo acredita numa transição económica acelerada de Moçambique.

O Chefe de Estado falava este Sabado , em Maputo, no regresso a casa depois de participar em Londres da reunião dos Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth.

Filipe Nyusi disse na ocasião que Moçambique está  à despertar atenção de muitos países.

MOCAMBOLA2018.jpg

Todas as distâncias até Mil e Duzentos Quilómetros passam a ser feitas via terrestre, no Moçambola.

Esta proposta foi apresentada, esta tarde, pela Liga Moçambicana de Futebol ao Ministério da Juventude e Desportos.

Entretanto, o executivo chamou atenção para a necessidade de se respeitar o tempo de descanso dos atletas, nas viagens, de forma a não se ferir a verdade desportiva.

moatizegospel2018.jpg

Arrancou na vila de Moatize em Tete, a terceira edição do concurso municipal de Gospel.

Participam da iniciativa promovida pelo Conselho Municipal local 14 grupos religiosos.

fadm2018.jpg

Oficiais do exército moçambicano vão frequentar cursos sobre Segurança Internacional na Rússia.

A formação vai acontecer ao abrigo de um acordo entre Moçambique e a Rússia, recentemente assinado em Moscovo.

 pv2018.jpg

O novo Presidente do Conselho Municipal de Nampula pede a colaboração dos Munícipes para tirar a autarquia da situação de abandono em que se encontra e transformar a autarquia num modelo de governação Municipal.

Paulo Vahanle assumiu o compromisso o publicamente durante a cerimónia da sua investidura onde o Governo Central apelou para uma gestão inclusiva e para o respeito rigoroso da Lei.

No seu primeiro discurso público, Paulo Vahanle prometeu transformar o Manifesto eleitoral num plano operativo de Governação Municipal.

O Governo Central representando pela Ministra da Função Publica, emprego e segurança Social promete continuar a exercer o seu papel de tutela administrativa sobre o município e exorta ao novo Edil a pautar por um a governação participativa.

 

Nota da redacção:  erradamente tinha sido colocada uma fotografia do Secretário-geral da Frelimo fazendo referência ao edil de Nampula. Pela falha, as nossas sinceras desculpas.

 

 

 800.jpg

O Presidente Filipe Nyusi considera que os moçambicanos estão a ser sacrificados por credores internacionais por causa da divida, mas alguns países fizeram o pior.

Segundo o chefe do estado, neste momento Moçambique não tem dinheiro para pagar a divida assumida pelo estado.

Confrontado na sessão de perguntas e respostas sobre a situação da dívida contratada na altura em que era Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi disse que já esperava que o assunto fosse colocado no encontro. Para Nyusi, é lamentável que os moçambicanos sejam sacrificados pelos credores até ao ponto de faltarem medicamentos essenciais nas unidades sanitárias para doentes de SIDA.

O Chefe do Estado moçambicano lamentou igualmente a falta de mediatização pelos activistas dos direitos humanos da perseguição e morte de pessoas com albinismo.

37292192_303.jpg

Município de Nampula, embarga obras erguidas nas valas de drenagem, passeios e outros locais proibidos e sem a devida autorização.

O Edil Interino Américo Lemenle convida os membros das 3 bancadas na assembleia municipal e acompanharem o processo que esta gerar barulho no município.

AR(1)leicontraterrorismo.jpg

Governo vai defender, esta quarta-feira, no parlamento, a necessidade de Moçambique ter uma lei de prevenção e combate ao terrorismo.

O Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Isaque Chande, diz que o instrumento é importante porque vai contribuir para a segurança internacional.

presidentecommw2018.jpg

O Presidente Filipe Nyusi está em Londres, capital britânica, para participar na cimeira dos Chefes de Estado e de governo da Commonwealth.

Nyusi vai falar esta terça-feira, num encontro paralelo sobre Moçambique e manter encontros com diversas personalidades politicas e empresariais britânicas.

Pág. 1 de 5

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 69.51 70.91
USD 59.37 60.56
ZAR 4.77 4.86
Fonte: BCI, 27 de Maio de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small