Arte e Cultura

Arte e Cultura (80)

moatizegospel2018.jpg

Arrancou na vila de Moatize em Tete, a terceira edição do concurso municipal de Gospel.

Participam da iniciativa promovida pelo Conselho Municipal local 14 grupos religiosos.

fundacaodernandocouto0504.jpg

 

Fundação Fernando Leite Couto, tem já promovido mais de duzentos eventos culturais desde a sua existência há três anos.

Fernando Couto, Presidente do Conselho de Administração da agremiação desafia a sociedade a apostar na promoção cultural como um contributo para o desenvolvimento sócio - económico e cultural.

A Fundação Fernando Leite Couto criada em 2015 pelos irmãos Fernando, armando e mia couto, surge em homenagem ao pai, escritor e poeta Fernando leite Couto.

Uma agremiação que tem como enfoque a promoção da literatura e arte através da formação de novos autores, intercâmbios entre outros.

É neste âmbito que os irmãos Couto, escalaram a cidade da Beira a terra que os viu nascer para o estabelecimento de algumas parcerias.

Com sede na cidade de Maputo, a Fundação Fernando Leite Couto, trabalha dentre várias instituições com o Ministério da Cultura e Turismo e a Associação dos Escritores de Moçambique.

%PM, %25 %581 %2018 %14:%Mar.

Palestra motivacional

Escrito por

MALEIANESUCESS.png

Devolver auto-estima, motivar e criar perspectivas de sucesso através de palestras está ser um novo modelo levado a cabo por grupos, associações e até particulares.

Maude Maleiane procura, em quarenta e cinco minutos de sessão, mostrar a cada um dos participantes um horizonte e perspectivas de vida, jamais conhecidos.

%PM, %25 %563 %2018 %14:%Mar.

Carnaval de Massinga juntou mais de dez mil pessoas

Escrito por

inhcrnv.jpg

 Mais de dez mil pessoas participaram na sétima edição do carnaval municipal que teve lugar este sábado, na vila de Massinga, província de Inhambane.

Pretende-se com o evento promover a cultura moçambicana principalmente no seio da juventude.

Bilhetes de Identidade - Macuvele.00_11_05_07.Still046.jpg

Empresários da área cultural, artistas e demais actores sociais disponibilizam trezentos e quarenta mil Meticais dos quatrocentos mil Meticais necessários para apoiar o músico Ildo Ferreira que se encontra a receber tratamentos médicos em Portugal.
O montante foi esta quinta-feira canalizado à família de Ildo Ferreira, pelo Ministério da Cultura e Turismo em resposta aos apelos feitos pela entidade de tutela junto de parceiros e individualidades ligadas a arte no país.
O músico e compositor moçambicano, Ildo Ferreira está acometido com problemas de saúde desde o ano passado e encontra-se em Portugal a receber tratamentos médicos.
Em Janeiro último, Ildo Ferreira contactou o Ministério da Cultura e Turismo para dar o ponto de situação do estado de saúde e solicitar apoio junto da instituição.
Na altura o músico fez saber a entidade que necessitava de quatrocentos mil meticais para fazer face as despesas do tratamento numa clínica em Lisboa.
O Ministério da Cultura iniciou a mobilização de recursos junto de parceiros e empresários da área cultural, tendo conseguido angariar trezentos e quarenta mil Meticais.
O Ministério da Cultura diz não dispor de verba para apoiar artistas para suportar despesas decorrentes de saúde, por isso, está a fazer trabalhos de sensibilização para se inscreverem aos planos de segurança social básico.

gminac.jpg

Moçambique procura resgatar a qualidade do cinema nacional e revalidar a posição reconquistada nas anteriores duas edições de DOCTV e FICTV a nível dos nove países da CPLP.

Cineastas moçambicanos da nova e antiga geração concorrem a um financiamento de cinquenta mil euros, disponibilizados pela Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, para a produção de documentários que reflectem os aspectos sociais e realidade dos países membros.

Cineastas moçambicanos juntam-se em oficina de preparação do DCTV CPLP terceira edição, visando preparar o programa que tem em vista o fomento, produção e difusão de conteúdos audiovisuais da comunidade de países de língua Portuguesa.

Moçambique já foi vencedor da primeira e segunda edições da DOCTV e FICTV, porém, procura produzir conteúdos que reflectem a qualidade capaz de concorrer a nível internacional.

O cinema moçambicano é, segundo profissionais da sétima arte, uma referência a nível internacional, contudo, há que trabalhar mais para produzir conteúdos com qualidade que dê eco positivo além fronteiras.

Mais de cem cineastas dos nove países já estão inscritos e deverão apresentar projectos de produção de documentários, cuja produção e realização deverá ser financiada com uma verba de cinquenta mil euros alocada pela CPLP.

Dos projectos concorrentes, apenas nove é que deverão ser aprovados e melhorados para posterior produção dos respectivos documentários.

artsllao.jpg

Cinquenta e seis obras compõem a exposição que antecede o primeiro leilão de artes plásticas moçambicanas.

Lançada na cidade de Maputo, a exposição conta com renomados artistas do país, como o célebre Malangatana, Naguib, Idasse, Jorge Dias entre outros.

 fswgsaGEWAda.jpg

Países do Grupo EAST THREE ROOTS defendem que governos de países membros devem estabelecer acordos em políticas de migração e alfândegas favoráveis ao desenvolvimento em bloco da indústria turística da região.

Criada há seis anos, a EAST THREE ROOTS foi criada para dinamizar desenvolvimento do turismo dos membros, incluindo Swazilandia, Seycheles, Moçambique e África do Sul.

Fim-de-semana de semana último representante dos quatro países e de outros convidados reuniram-se em Mbombela para avaliar os progressos registados e discutir formas de eliminação de barreiras que dificultam a integração da economia turística.
Objectivo, estender a troca de experiencia e interacção para fora da região austral. O exemplo neste contexto é a Guiné Equatorial, único Estado africano falante da língua espanhola que ainda se prepara para se lançar como destino turístico no mercado mundial.
No encontro com países de outras regiões, o grupo do EAST THREE ROOTS procura explorar estratégias para transformar o turismo numa grande indústria com impacto na economia de cada um dos países membros.
Mas as barreiras, sobretudo fronteiriças, minam esta intencao.

%PM, %28 %568 %2018 %14:%Jan.

Para salvar a Marrabenta

Escrito por

kakanaband.jpg

A Vida é Bela, Não Deixa Morrer a Marrabenta, Langa Yesu e Super Mamã, sio algumas faixas musicais que compõem  o álbum"Juntos", da Banda Kakana, apresentado, esta sexta-feira, na cidade de Maputo.

As músicas trazem mensagens com diversas abordagens, destacando-se o amor e o resgate de valores da cultura moçambicana.

%PM, %28 %572 %2018 %14:%Jan.

“As visitas do Dr. Valdez “

Escrito por

teatrsisa.jpg

"As visitas do Doutor Valdez""obra literária do escritor João Paulo Borges Coelho, adaptada para teatro.

A peça, apresentada esta quinta-feira na Cidade de Maputo, discorre sobre a história de duas irmãs, idosas, que se refugiam na cidade da

Beira, fugindo da guerra na sua terra natal.

Pág. 1 de 6

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 73.80 75.28
USD 59.85 61.05
ZAR 4.97 5.07
Fonte: BCI, 13 de Abril de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small