lagartfunil.jpg

O Ministério de Agricultura e Segurança Alimentar está a mobilizar recursos para o controlo da Praga

desvfnds.jpg

Desvio de Fundos leva a detenção do Secretário Provincial da Cruz Vermelha

obrascamphata.jpg

Hidroeléctrica de Cahora Bassa, efectua estudo de viabilidade para a construção

ensndstnc.jpg

A Direcção de Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo tem mais de quatro

ingcchvs.jpg

Pelo menos trinta pessoas encontram-se sitiadas em zonas de produção

guine-msf-msb5465-sarampo-ikram_ngadi.jpg

Falta de seringas condicionou o cumprimento do plano de vacinação de crianças em 2017, na província de Cabo Delgado.
O sector da Saúde naquela região do país tambem se ressentiu da insuficiência de antígenos vacinais, substâncias para imunização do organismo.

maxresdefault.jpg

Chuvas e ventos fortes ocorridos na madrugada de hoje, 16 de Janeiro, destruiram mais de trinta postes de energia eléctrica, no troço Namialo – Ilha de Moçambique, deixando este último distrito às escuras.
Há igualmente registo de dezenas de casas de construçao precária destruídas na Ilha de Moçambique, Monapo, Mossuril bem como barcos a motor.
A populaçao afectada será evacuada para zonas seguras como igrejas e escolas.
A circulação está condicionada na estrada que liga Naguema`a Mossuril.

5yw4ey54wyw44yws.jpg

Ministra da Saúde, Nazira Abdula, avalia o impacto do Pré-agendamento de consultas, nas principais unidades sanitárias do país.
O projecto visa a melhoria do atendimento e redução do tempo de espera em consultas de rotina.
Algumas consultas de rotina já são marcadas para o período da tarde, nalgumas unidades sanitárias do país.
A fase piloto do projecto, que decorreu de Setembro de 2016 à Agosto de 2017, foi implementada no Centro de Saúde de Boane, Malhangalene, Quissico, Chissano e Machava II, na cidade e província de Maputo.
Para avaliar o nível de satisfação dos utentes, Nazira Abdula, visitou na manhã desta segunda-feira, o Hospital Geral do Chamanculo, os Centros de Saúde do Bagamoyo e de Magoanine, na cidade de Maputo.
A Ministra interagiu com os pacientes e prometeu melhorar a qualidade do atendimento.

shrtwrwshwsh.jpg

Homens armados desconhecidos mataram 5 pessoas e raptaram outros 6 jovens pescadores, no Posto Administrativo de Olumbue, no distrito de Palma, em Cabo Delgado, no último sábado.
A Polícia que já se encontra no terreno diz que ainda não tem elementos que associe este acto de assassinatos e vandalização aos indivíduos que a 5 de Outubro atacaram a vila de Mocimboa da Praia.
E na noite de ontem, 15 de Janeiro, homens armados protagonizaram mais um ataque.
Desta vez foi na localidade de Nkonga, zona que faz o limite entre os distritos de Nangade e Palma, na província de Cabo Delgado.
Há registo de morte de um técnico de saúde e uma outra cidadã residente naquela região que faz parte do Planalto de Mueda, em Cabo Delgado.
Os indivíduos, que se supõe que seja o mesmo grupo que tem estado a protagonizar ataques armados e vandalização de infra-estruturas nos distritos de Mocimboa da Praia e Palma, também vandalizou e saqueou o Centro de saúde local, uma viatura da marca Land Cruiser e 4 motorizadas.

HEDRTSEASGWADASAG.jpg

Quinto concurso internacional para a prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos em Moçambique atrai mais de Setecentos milhões de dólares norte-americanos para o país.
O concurso foi lançado em 2014, tendo encerrado em 2015. Neste momento, decorrem processos para fechar os contratos, e dar-se por início os trabalhos no terreno.
O Instituto Nacional de Petróleos, INP, garante que as companhias vencedoras do quinto concurso público internacional para a prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos em Moçambique vão investir no mínimo, cerca de setecentos milhões de dólares norte-americanos.
De acordo com Carlos Zacarias, PCA do Instituto Nacional de Petróleos, citado pelo diário Jornal Notícias, só nos últimos 10 anos as companhias petrolíferas investiram nas pesquisas de hidrocarbonetos no país, mais de dez biliões de dólares norte-americanos, nos quais, grande parte do montante foi gasto na bacia do Rovuma, em cabo Delgado, onde houve grandes descobertas de gás natural em águas profundas.
Quantos aos aspectos legais e cambiais, a fonte acrescenta, que decorrem processos com as entidades competentes, e que já se encontra em fase avançada, com o fim previsto para o final do primeiro trimestre.
Após a conclusão, o Instituto Nacional de Petróleos irá retornar à mesa das negociações com as companhias para fecharem os contratos e submetê-los a aprovação do governo.
Instituto Nacional de Petróleos colocou a disposição das empresas interessadas um total de 11 áreas em mar, nas bacias do Rovuma, Angoche, Delta do Zambeze, e quatro em terra, nas áreas de Pande-Temane e Palmeira. Cobrindo um total de setenta e quatro mil duzentos e cinquenta e nove quilómetros quadrados.

Pág. 1 de 133

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 71.67 73.10
USD 58.51 59.67
ZAR 4.76 4.85
Fonte: BCI, 18 de Janeiro de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small