Edson Sengo

Edson Sengo

pmprazo.jpg

PM dá prazo de quinze dias ao governo do distrito do Lago e ao INGC.

Primeiro-ministro dá um prazo de quinze dias para o governo do distrito do Lago e Instituto Nacional de Gestão de Calamidades no Niassa reassentarem definitivamente as famílias desalojadas pelas inundações em locais seguros.

Em causa estão sessenta famílias abrigadas em centro de acolhimento transitório de Messumba, Posto Administrativo de Lunho.

 

made.jpg

Moçambique perde um bilião e quinhentos milhões de meticais por abate ilegal de madeira e líderes comunitários são coniventes.

O Estado moçambicano perde acima de um bilião e quinhentos milhões de Meticais, todos os anos, resultante da persistência do abate ilegalmente da madeira nas províncias de Tete, Zambézia e Sofala.

As perdas resultam, em parte, da conivência dos lideres comunitários entre outros dirigentes que encobertam os furtivos que se fazem às florestas sem obedecer os critérios.

Mesmo depois do anúncio da tolerância zero ao abate ilegal da madeira, os operadores ilegais não respeitam as autoridades moçambicanas e persistem no abate clandestino da madeira, incluído as espécies protegidas.

Os camiões revelam as quantidades da madeira que ainda saem das áreas de conservação florestais. A madeira é cortada ilegalmente, passa por muitos postos de fiscalização e é exportada para China, através dos portos moçambicanos, sem observância dos critérios estabelecidos na lei.

O abate e transporte ilegal da madeira, indiciam a existência de uma organização criminosa que os líderes comunitários, funcionários do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural e figuras influentes, que facilitam a saída de contentores de madeira. 

Este ano, doze funcionários do MITADER, envolvidos no contrabando de madeira, foram identificados e foram constituídos arguidos.

Só para ter ideia, em 2016, o estado arrecadou apenas quinhentos e noventa e nove milhões contra cerca de dois biliões de Meticais registados em 2017 resultantes da operação tronco.

A emissão de guias falsas e a autorização para o abate de espécies protegidas por lei, está na agenda do programa de controlo que este ano será mais renhido.

O Estado contabiliza, desde que arrancou a operação tronco, cerca de Cento e cinquenta mil metros cúbicos de madeira apreendida na sua maioria nos estaleiros e no porto da Beira. Desta madeira foram produzidas cento e quarenta e quatro mil carteiras distribuídas um pouco por todo o país, correspondentes a cerca de trinta por cento do total de alunos da necessidade do país.

slide_2.jpg

Até segunda-feira mau tempo no sul e centro do país.

O Instituto nacional de Meteorologia, INAM, prevê ocorrência de chuvas moderadas a fortes, podendo atingir trinta `a cinquenta milímetros em vinte e quatro horas, acompanhadas de trovoadas a partir de hoje até amanha, segunda-feira.

O INAM indica ainda que o temporal irá afectar as regiões sul e centro do país, incidindo nas províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Tete e Zambézia.

O INAM apela a tomada de medidas de precaução e de segurança.

 

naom_546a14fd20761.jpg

Facebook pode ser multado em cem milhões de euros.

Tribunal obrigou a empresa a apagar todos os dados que havia recolhido dos cidadãos belgas na sua rede social.

Facebook pode vir ter de pagar uma multa de cem milhões de euros, tudo por ter recolhido ilegalmente dados relativos a cidadãos belgas através de outros sites. Até de cidadãos que não são utilizadores do Facebook.

 “O Facebook informa-nos de forma insuficiente sobre a recolha de informações sobre nós, o tipo de dados que reúne, o que faz com esses dados e durante quanto tempo os mantém. Também não tem o nosso consentimento relativamente a recolher toda esta informação”, pode ler-se no comunicado do tribunal.

Diz a Reuters que a tecnológica deve agora apagar todos os dados recolhidos ilegalmente dos cidadãos belgas, uma decisão que merecerá o recurso da empresa. Porém, deverá ser multada em 250 mil euros por dia em que não o faço, com o valor a poder ir até cem milhões de euros.

naom_5a0b04ae65786.jpg

Portugueses acreditam que smartphones ajudam a salvar relações amorosas.

Registar datas importantes no calendário do dispositivo ou a capacidade de usar apps financeiras são algumas das qualidades dos dispositivos móveis.

Já pensou no impacto que o seu smartphone tem na sua relação amorosa? Pois bem, a Huawei decidiu descobrir o que acham os portugueses da influência do seu dispositivo móvel e parece que a opinião é favorável à tecnologia.

De acordo com o estudo levado a cabo pela marca no nosso país, 46,6% dos inquiridos considera que os smartphones conseguem reduzir as brigas entre casais. Isto devido a capacidades específicas como a possibilidade de marcar datas especiais no calendário ou usar aplicações financeiras para ajudar na gestão da casa.

Os smartphones poderão ter um papel ainda mais preponderante nas nossas relações no futuro graças à integração de inteligência artificial (IA). No mesmo estudo a Huawei apurou que 35% acredita que a IA ajudará ainda mais a evitar desentendimentos.

 

naom_5a86bb64b9634.jpg

Fuga de informação revela principais detalhes do Moto G6. 

O próximo modelo de gama média da Motorola terá direito a três versões diferentes.

Uma nova fuga de informação referente ao Moto G6 ‘deu à costa’ do Android Authority, ficando-se a conhecer alguns dos principais detalhes das três versões diferentes do novo modelo de gama média da marca.

 Começando pelo modelo mais modesto do trio, o Moto G6 Play terá um ecrã de definição 720p+, um processador Snapdragon 430 e, apesar do desempenho mais fraco, terá direito a uma bateria de 4,000mAh. Já o Moto G6 terá um processador Snapdragon 450 e uma bateria de 3,000mAh. Quanto ao Moto G6 Plus, incluirá um processador Snapdragon 630 e uma bateria de 3,250mAh. Estes dois últimos modelos terão um ecrã com 2,160 x 1,080 de resolução.

Todos os três modelos deverão incluir o Android 8.0 Oreo. A apresentação oficial será com certeza durante o Mobile World Congress de Barcelona, evento focado no mercado mobile que se realiza a partir do dia 26 de fevereiro.

 

chfauna.jpg

Conflito Homem – Animal: Elefante mata mulher em Zongoene Gaza.

Uma mulher perdeu a vida vítima de ataques de elefantes em Zongoene, distrito de Limpopo, província de Gaza.

A finada que desconhecesse o nome, fazia-se acompanhar, na altura, da irmã que também foi alvo dos maus tratos do paquiderme, e encontra-se a receber tratamentos médicos no hospital local.

Fontes hospitalares indicam que a mulher está fora de perigo.

Na altura do ataque ocorrido na quarta -feira, a vitimafazia - se acompanhar pela irmã que não resistiu aos ferimentos  e morreu no local.

naom_5a855b84384dd.jpg 

Uma cidade holandesa tem uma solução para impedir atropelamentos.

O uso do smartphone enquanto se anda na rua é um perigo que a cidade de Bodegraven quer antecipar.

Se anda na rua a olhar para o smartphone é provável que já tenha estado na situação de quase ser atropelado, um desfecho infeliz que a cidade holandesa de Bodegraven quer impedir com recurso à solução que pode ver acima.

 A solução é simples e tem o nome de +Lichtlijn. Basta aplicar luzes LED antes do início da passadeira para que o peão saiba se é seguro atravessar ou não, isto porque as luzes mudam de cor de acordo com o semáforo. Por isso, mesmo que o peão esteja a olhar para baixo para o ecrã do smartphone, será capaz de ver se tem de prestar atenção.

“Redes sociais, jogos, WhatsApp e música são grandes distrações no trânsito. Ainda que não possamos impedir esta tendência, podemos antecipar os problemas”, terá dito um membro do governo local da cidade, Kees Oskam.

 Nota o DutchNews que a integração destas luzes LED levou a críticas da parte da Dutch Traffic Safety Association, que está a ver a medida como um incentivo ao uso do smartphone.

naom_5857a7ec704c7.jpg 

A Google está prestes a lançar o e-mail do futuro. 

Os seus e-mails serão mais interativos e aparecerão atualizados como páginas de web.

Google levará as suas Accelerated Mobile Pages (AMP) para o serviço de e-mail Gmail, o que resultará em mensagens mais interativas devido à possibilidade de integrar widgets específicos, conta o The Verge.

Na prática, a aplicação destas AMP para e-mail permitirá responder a eventos, navegar e interagir com conteúdo e preencher formulários sem necessidade de ser redirecionado para outra página saindo da mensagem de e-mail.

De momento as AMP começarão a ser testadas por develoers, com a Google a planear lançá-las oficialmente para o Gmail no final do ano.

 

naom_5a85a3d031049.jpg

Veja as imagens da edição mais bonita do Galaxy Note 8.

A Samsung criou uma edição limitada do seu mais recente topo de gama. Só foram produzidas quatro mil unidades do smartphone.

Samsung criou uma versão muito especial do Galaxy Note 8, uma que até está a ser considerada uma das mais bonitas versões do smartphone. Quem o diz é o Digital Trends, que teve recentemente oportunidade de ter nas mãos esta edição do Galaxy Note 8.

A publicação mostra algumas imagens do dispositivo, o qual surge com a face traseira branca com o símbolo dos Jogos Olímpicos em dourado. Além de elegante, a cor mais leve ajuda a aliviar as grandes dimensões do dispositivo, que de contrário poderia ser um problema para os interessados.

Porém, esta é uma edição do Galaxy Note 8 que não está ao alcance de cada um. Apenas foram produzidas quatro mil unidades desta edição e apenas para os atletas dos Jogos Olímpicos de Inverno a decorrer atualmente em PyeongChang.

Pág. 1 de 7

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 74.26 75.75
USD 60.50 61.71
ZAR 5.18 5.28
Fonte: BCI, 22 de Fevereiro de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small