FUNSAO PUBLICA CORRUPCAO.jpg

Corrupção na função pública leva a instauração de mais de quarenta processos-crime, de Janeiro a esta parte, na província de Maputo.
Os dados foram revelados pela Porta-voz do governo provincial Olga Manjate que falava por ocasião das comemorações de vinte e três de Junho, Dia da Função Pública.

DEVES SIMANGO.jpg

O Presidente do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, diz que já havia alertado para que o processo de descentralização e de desmilitarização e reintegração dos homens da Renamo ocorre em simultâneo para evitar constrangimentos.
Para Daviz Simango todos devem compreender que a pa deve prevalecer acima de todas diferenças.

DIA DA FUNCAO PUBLICA.jpg

Persiste a falta de disciplina na função pública em Moçambique.
Cento e vinte casos de funcionários embriagados no local de trabalho, não assíduos, entre outras irregularidades foram detectados em 2017.
A Ministra da Administração Estatal e Função Pública diz que os baixos salários não justificam o mau comportamento.
Carmelita Namashua diz que é preciso denunciar os casos de entidades que paralisam as actividades na hora de expediente e não atendem o cidadão.
O dia internacional da função pública que se assinala este sábado teve epicentro das cerimónias a cidade de Maputo.

Captura de ecrã 2018-06-22, às 15.59.29.png

O Presidente da República diz que os funcionários e agentes do Estado devem ser espelho de transparência na gestão da coisa pública.

Filipe Nyusi exorta ainda a esta classe, a não praticar actos de corrupção por considera-la uma mina para o normal funcionamento do Estado.

Captura de ecrã 2018-06-22, às 17.17.02.png

A Renamo afirma-se surpreendida pelo adiamento da sessão extraordinária dos dias 21 e 22 corrente.

A bancada parlamentar da Renamo diz que as questões da desmilitarização devem ser tratadas em fórum apropriado e não na Assembleia da República.

Adianta a Renamo que, o partido está mais interessado do que ninguém na paz efectiva no país.

Captura de ecrã 2018-06-22, às 16.16.31.png

Mais de um milhão de pessoas estão em tratamento anti-retroviral no país, com cerca de setenta por cento de retenção dos pacientes nas unidades sanitárias.

A informação foi avançada hoje, em Maputo, na abertura do Primeiro Conselho Consultivo do Conselho Nacional de Combate ao Sida, reunido com vista a melhorar o atendimento e prestação de serviços a pessoas portadoras do vírus HIV em Moçambique.

Captura de ecrã 2018-06-22, às 16.12.34.png

Uma empresa chinesa compra alforreca nas praias de Nacala-Porto, para depois exportar ao mercado asiático.

O produto é usado para o consumo humano, e para a produção de medicamentos naquele continente.

Captura de ecrã 2018-06-22, às 16.10.59.png

Banco Africano de Desenvolvimento desembolsa cerca de quinze milhões de dólares norte americanos em resposta à seca e resiliência agrícola em 4 distritos das províncias de Maputo e Gaza.

O valor, que vai beneficiar a vinte mil pessoas ,  será  aplicado  na construção de infra-estruturas  hidráulicas e melhoria das condições de produção,  segurança alimentar e nutricional nos distritos de Matutuíne, Magude,  Chigubo e Chibuto.

Captura de ecrã 2018-06-22, às 16.08.58.png

Moçambique e República da Zâmbia querem consolidar a cooperação no domínio do combate ao crime organizado transnacional, exploração ilegal de Recursos Naturais, Caça Furtiva e novas manifestações criminais.

Um memorando de entendimento que formaliza a acção, foi assinado esta sexta-feira entre a Procuradoria-Geral da República de Moçambique e o Ministério Público Zambiano.

Moçambique e Zâmbia já cooperação a nível da polícia, porém no domínio judiciário, Ministério Público e tribunais ainda não havia formalização para a colaboração entre os dois países.

Um facto que, no entender da Procuradora Geral da República, dificulta as investigações dos processos criminais.

Porque os dois países partilham a fronteira, há necessidade de se reforçar a cooperação para estancar vários males.

Captura de ecrã 2018-06-22, às 16.04.32.png

Partido Frelimo exige sinais concretos de passos conducentes à desmilitarização da Renamo como condição para a aprovação do pacote eleitoral em revisão, no Parlamento, no quadro da descentralização acordada entre o Presidente da República Nyusi e o já falecido líder da Renamo Afonso Dlhakama.

A bancada parlamentar desta formação política não aceitou ir à sessão extraordinária agendada para 21 e 22 deste mês para fechar o pacote da descentralização sem garantias da de uma paz efectiva por parte da Renamo.

Pág. 1 de 182

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 67.84 69.20
USD 58.60 59.77
ZAR 4.28 4.37
Fonte: BCI, 23 de Junho de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small