inhanbanesa2018.jpg

Não haverá bolsas de fome nos próximos 9 meses nos Distritos de Maxixe e Homoíne na Província de Inhambane.

Na presente época, os 2 distritos vão colher cerca de setenta e nove mil toneladas de culturas diversas e a Brigada do conselho de Ministros que trabalha na província recomenda aos produtores a apostarem no escoamento da produção.

inssprovadevidabio2018.jpg

Ministra do trabalho Emprego e Segurança Social, lança na próxima semana no distrito de Monapo em Nampula, a prova de Vida anual Biométrica.

O serviço a ser introduzido pela Primeira Vez no país, visa a reduzir as longas filas de espera e combater aos pensionistas fantasmas, na medida em que a prova de vida passará a ser realizada com base em elementos difíceis de serem adulterados, como a impressão digital e o reconhecimento facial.

presidentchegadacwlondres2018.jpg

Presidente da República, Filipe Nyusi, afirma que o mundo acredita numa transição económica acelerada de Moçambique.

O Chefe de Estado falava este Sabado , em Maputo, no regresso a casa depois de participar em Londres da reunião dos Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth.

Filipe Nyusi disse na ocasião que Moçambique está  à despertar atenção de muitos países.

thumbs.web.sapo.jpg

O Reino da Suazilândia passa a denominar-se ESwatini ou seja a terra dos suázis.
O anúncio da mudança do nome do país, foi feito esta quinta-feira em Manzini pelo Rei Mswati terceiro durante as celebrações do quinquagésimo aniversário da independência nacional.
A cidade económica, Manzini, foi esta quinta-feira palco da celebração dos cinquenta anos da independência do Reino de ESwatini, nova denominação de Suazilândia.
Foi na mesma cerimónia que o Rei Mswati terceiro o ultimo monarca absoluto de África, que governo o país desde 1986, anunciou para o seu reinado e ao mundo, a mudança do nome do país, que passara a se chamar ESwatini.
ESwatini, que significa a terra dos suazis, já vinha sendo referido pelo rei Mswati nos últimos anos em diversos eventos da Comunidade Internacional com destaque para a recente Assembleia Geral da ONU em 2017.
O rei afirma ter concretizado um sonho, que desejava que seu país possuísse um nome com o qual se identificasse, uma vez que o antigo nome causava com frequência confusões, os suazis eram confundidos com suíços, sobretudo quando o rei se deslocava para o exterior.
Segundo as agências noticiosas internacionais, a alteração do nome foi surpreendente e como seria de esperar, o novo nome já esta a gerar alguma indignação perante os populares, alguns dos quais tencionam organizar protestos para estabelecer uma democracia no país.

cde3c5ee-e3da-4dc6-9b89-a5cfb9a50d35_tv_w650_r1.jpg

Conselho Superior da Comunicação Social já reagiu a agressão física ao Operador de Câmara da STV, esta quinta-feira, no supermercado Marês.
O Presidente do Órgao, Tomás Vieira Mário, repudia o comportamento do gestor e defende a tomada de medidas punitivas.

fgtjdjdjydfjdfjgft.jpg

Comunidades residentes no arquipélago de Bazaruto receberam mais de um milhão e quinhentos mil meticais.
O valor corresponde a vinte por cento das receitas da actividade turística desenvolvida no arquipélago de Bazaruto.

e5yyhey.jpg

Dezanove etíopes foram negados entrada no território nacional a partir do Aeroporto Internacional de Pemba, por falta de documentos.
Outros 6 cidadãos de diferentes nacionalidades foram descobertos em situação ilegal tendo de seguida devolvidos à sua procedência.

000_Par2962737_0.jpg

Estudos concluem que as comunidades locais de Montepuez, em Cabo Delgado, não tiram proveito sócio-económico da exploraçao das minas de Rub. De Namanhumbir.
O Presidente do Sekelekane, Tomás Vieira Mário, disse que há um contraste entre o volume de pedras extraídas e vendidas com a realidade social da regiao.

efwtwtrwerter.jpg

Mais de nove mil hectares são dados como perdidos dos cerca de doze mil e setecentos afectados pela lagarta do funil de milho na província de Gaza.
Desde o início da ocorrência da lagarta do funil de milho, nesta parcela do país, foram controlados cerca de três mil e quatrocentos hectares.

wgewererehtn.jpg

Zambézia volta a exportar camarão tigre para o mercado internacional, com a reabertura da AQUAPESCA uma empresa de capitais mistos vocacionada na produção, processamento e comercialização do crustáceo.
Serão exportadas este ano numa primeira fase oito toneladas para os países da união europeia.

Pág. 1 de 164

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 73.80 75.28
USD 59.85 61.05
ZAR 4.97 5.07
Fonte: BCI, 13 de Abril de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small