quarta, 26 abril 2017 15:51

Vendedores erguem barricadas na CMC

rftueytwertewt.jpg

VENDEDORES informais ergueram barricadas, esta manhã, a escassos metros do terminal de Magoanine - CMC, na cidade de Maputo, em protesto contra a destruição das suas bancas pela Polícia Municipal, na madrugada de hoje.

A operação iniciou por volta das 02h00 da madrugada, quando os agentes da polícia municipal, municiados de máquinas e outros instrumentos de corte, destruíram e removeram as bancas para a surpresa dos proprietários que não encontraram vestígios das mesmas, na manhã de hoje.

Esta acção provocou revolta entre os vendedores que ergueram barricadas no terminal de Magoanine CMC, acabando por provocar constrangimentos na circulação dos transportes de passageiros, para diferentes destinos da urbe e do distrito de Marracuene.

 

Mais detalhes nas próximas horas.

Fonte: Jornal Noticias

Link: http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/capital/66941-vendedores-erguem-barricadas-na-cmc.html

quarta, 26 abril 2017 15:47

Tete encaminha 209 recrutas

O PRIMEIRO turno de incorporação para o Serviço Militar em Tete, constituído por 209 recrutas, seguiu já aos centros de instrução militar nas províncias de Maputo e Cabo Delegado, segundo fez saber o delegado do Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização.

militaresuygt.gif

O grupo, que recebeu cumprimentos de despedida do governador da província, Paulo Auade, foi orientado a, durante os treinos militares, pautar pela disciplina e comportamento digno para melhor servir a nobre missão de garantir a defesa e segurança da pátria moçambicana.
«Exortamos-vos, por outro lado, para que se engajem aos programas de combate às doenças endémicas, como malária, cólera, HIV/Sida, entre outras, participando activamente em actividades de limpeza e higiene individual e colectiva», disse Paulo Auade.
O governante lembrou aos jovens que o Governo declarou que todo o cidadão, dos 18 aos 35 anos de idade, tem o dever de cumprir o Serviço Militar como um contributo prestado no âmbito de defesa da pátria, garantido, deste modo, a salvaguarda da independência nacional e da soberania e integridade territorial.
O delegado do Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização em Tete, Amisse Murivai, afirmou que a operação do recenseamento militar, que decorreu durante os meses de Janeiro a Fevereiro, em todo o território nacional, ao nível desta parcela do país, decorreu da melhor maneira possível, tendo a meta atribuída, de 16.200 mancebos de ambos os sexos, sido ultrapassada para 20.800 jovens.
"Estamos orgulhosos, pois esta cifra é a primeira que a província regista, desde a instituição do Serviço Militar no país", anotou Murivai.
Os dados em referência revelam, por si só, segundo a fonte, que os jovens da província de Tete possuem um elevado sentido de responsabilidade, aliado ao empenho das autoridades governamentais locais, comunitárias e da sociedade no geral na mobilização e sensibilização para aderência à nobre missão de defesa da pátria.
Referiu que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique prestam um contributo para o desenvolvimento sócio-económico do país e que o Ministério da Defesa Nacional instituiu os serviços cívicos que visam o aproveitamento integral dos jovens recrutados em outras actividades que geram o auto-emprego e empreendedorismo nas comunidades.

Fonte: Jornal Noticias

Link: http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/66934-tete-encaminha-209-recrutas.html

prempemp.jpg

O Presidente da República, Filipe Nyusi, incentiva empresários moçambicanos a produzirem mais, com qualidade e certificar o produto nacional para a internacionalização do mercado.

Filipe Nyusi falava, quinta-feira, em Marracuene, num jantar oferecido pelo Conselho Económico Empresarial de Maputo, por ocasião da visita presidencial à província.

ippjdr.jpg

O Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica assistiu no ano de 2016 mais de cento e oitenta e quatro mil casos ao nível de todo o país.

Com vista a melhoria do acesso à justiça aos cidadãos o sector avalia hoje, em Conselho Directivo alargado, na Cidade de Maputo, o objectivo 16 da Agenda 20-30 dentre outros pontos. 

euafornalm.jpg

Estados Unidos da América, doa a Moçambique mais de 2 milhões de dólares norte-americanos  ao Programa Mundial da Alimentação, destinado a apoiar crianças, mulheres grávidas e aleitamento, para além de pessoas vivendo com HIV/SIDA e Tuberculose em fase de tratamento.

Este financiamento, permitiu que cerca de cento e setenta unidades sanitárias, das províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e Tete, forneçam assistência nutricional até  ao final deste ano a mais de vinte mil pessoas. 

Chefe_de_Estado_trabalha_na_província_de_Gaza.jpg

Durante o encontro com a população, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, enalteceu a determinação do povo de Gaza em conseguir superar a grave crise originada pela seca severa na província.
Nyusi encoraja as famílias a encararem o futuro com optimismo apostando na agricultura.

INSS_ARRECADA_34_MILHÕES_DE_METICAIS_DE_EMPRESAS_DEVEDORAS.jpg

Instituto Nacional de Segurança Social arrecada cerca de trinta e quatro milhões de meticais que estavam na posse de várias empresas devedoras só na Cidade de Maputo.
A recuperação do valor insere-se na campanha nacional de cobrança da dívida de contribuições, levada a cabo em coordenação com a Inspecção do Trabalho.
Os trinta e quatro milhões de meticais até aqui recuperados pelo Instituto Nacional de Segurança Social fazem parte de um total de 718 milhões de meticais que estão na posse de diferentes empresas devedoras.
Apesar de as empresas descontarem salários aos trabalhadores, não tem canalizado o valor ao INSS, daí a razão desta campanha.
A campanha nacional de cobrança de contribuições às empresas devedoras está a ser levada a cabo num trabalho conjunto do INSS e da Inspecção do Trabalho da Cidade de Maputo há pouco menos de um mês e já está a surtir efeitos.
O Sistema Nacional de Segurança Social tem inscritas mais de oitenta mil empresas contribuintes, das quais dezanove mil e duzentas são devedoras.

Procuradora-Geral_admite_na_AR_existência_de_défice_de_magistrados.jpg

Procuradora-Geral da República presta à Assembleia da República a informação anual sobre a situação da legalidade no país.
Beatriz Buchili, enumerou avanços e desafios na melhoria da organização interna dos órgãos de administração da justiça, controlo da legalidade, combate à criminalidade e à corrupção, acesso à justiça e no desempenho processual.
Beatriz Buchili referiu-se ao reforço institucional com alocação de mais meios materiais e humanos, formação, bem como com a aprovação de várias medidas inseridas na reforma legal.
O quadro do pessoal passou de 2100 para 2203 funcionários dos quais se destacam 71 magistrados nomeados e colocados nas procuradorias províncias e distritais.
Cada um dos 449 magistrados existentes no país está para cerca de sessenta mil habitantes e trabalha-se para reduzir o rácio de modo a que cada magistrado esteja para quinze mil pessoas.
Mesmo com condicionalismos impostos pela escassez de recursos o judiciário tem feito a sua parte para o cumprimento das suas atribuições no controlo da legalidade que segundo a Procuradora Geral da República regista uma evolução gradual.

17974475_1443574875700461_1374417778_n.jpg

Morreu na madrugada deste domingo, a actriz moçambicana da Companhia Mutumbela Gogo, Graça Silva.
Informações ainda não confirmadas indicam que, Graça Silva foi vítima de acidente vascular cerebral.
Graça Silva foi uma das mais aclamadas figuras do teatro e cinema moçambicano com mais de trinta anos de carreira.
Para além do talento que demonstrou nos palcos, Graça Silva foi um das defensoras da arte como um dos pilares da sociedade.
Graça Silva defendia que os artistas deviam ser os mensageiros do povo, uma vez que este não pode ir ao palco expressar suas preocupações e sentimentos.

weazheraewg.jpg

Cristãos em Maputo, pretendem o restabelecimento de uma paz definitiva no país.
Os Cristãos defendem que, uma paz de curta duração ou condicionada, não proporciona oportunidade aos moçambicanos de planificarem actividades a longo prazo, nem de realizarem grandes investimentos económicos.
Na homilia de hoje, a questão de concórdia nas famílias moçambicanas foi tema em algumas igrejas. Para os cristãos, se a ressurreição de Jesus Cristo é o renovar de comportamentos, de agora em diante não faz sentido que a sociedade assista casos de violência doméstica de qualquer género. Porque no dizer dos crentes, de contrário, para nada vai servir a prática religiosa nos lares.

Pág. 1 de 73

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 69.30 70.68
USD 64.65 65.95
ZAR 4.92 5.02
Fonte: BCI, 21 de Abril de 2017

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small